quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O Tiro no Pé do Facebook

Recomendo bastante atenção a este post, pois ele traz alguns insights para compreendermos melhor o que está acontecendo no Facebook hoje.

Você já reparou que a sua Timeline tem apresentado menos posts nos últimos tempos?
Antigamente você entrava no FB e a cada instante era possível acompanhar gente postando. Desde amigos seus até compartilhamento de coisas divertidas.
Pois é, isto agora mudou. De algumas semanas para cá o FB alterou alguns algoritmos de maneira que diminua a quantidade de posts visíveis em sua Timeline.

Algumas explicações para isto:

1 - O crescimento de empresas no FB
De acordo com algumas pessoas com quem conversei, é uma equação simples: Cada vez mais Fan Pages para a mesma base de usuários. Se tudo aparecer para todo mundo a Timeline vai ficar uma bagunça e perder a atração. Melhor dar uma "limpada" na Timeline de todo mundo para evitar posts sem Relevância. E o que não tem Relevância (de acordo com o FB)? Páginas humorísticas, por exemplo.

2 - Rentabilidade do FB
Depois de se tornar uma empresa de capital aberto, o Facebook precisa dar satisfação aos seus investidores, portanto precisa abrir espaço em sua Timeline (a sua, que está lendo este texto agora) para que empresas possam anunciar e gerar mais lucros. Ninguém que faz investimentos está feliz apenas com crescimento orgânico da base de usuários que acessam conteúdo não pago. Os caras querem fortalecer marcas e vender produtos, senão os investidores procuram outras ações para aumentarem seus lucros. O FB já passou da fase de ser uma "promessa" de empresa, agora precisa mostrar números.

Faça um teste: Escreva alguma coisa em sua linha do tempo, e depois de duas horas, escreva de novo. Serão pessoas diferentes que irão curtir seu post. Não porque elas acessam o FB em horários diferentes. Simplesmente porque o FB decide mostrar seu post para uma pequena parcela de pessoas da base de seus contatos. Pouco tempo atrás o número de pessoas que via seus posts era bem maior, hoje é de no máximo 11%.

E por que Tiro no Pé?
Simples. As pessoas, com menos coisas na Timeline para compartilhar, deixam de trocar informações e mandar coisas interessantes e divertidas para seus amigos, tornando a navegação menos atrativa. Qualquer conversa precisa de assunto, não é verdade? E o FB está reduzindo deliberadamente os assuntos disponíveis. Conclusão? As pessoas continuam a conversar, mas agora em grupos no Inbox, via mensagem.

Os grupos de conversa via Inbox aumentaram, a conversa está cada vez menos pública e a cada dia mais privada. E isto é um problema duplo, pois as pessoas passam a ter menos interesse nas Timelines. O segundo perigo é que, Inbox por Inbox, para que ter de entrar no FB se dá para usar outros meios de comunicação com mais opções? E é aí que surge o Azarão chamado Whatsapp.

Tenho alguns grupos de conversa no Whatsapp, do trabalho, de amigos. Durante as manifestações de julho fazia parte de um grupo de troca em tempo real de como andava a situação em cada local de SP.
Minha filha tem muito mais grupos de Whatsapp que eu. Ontem conversei com uma adolescente que estava usando o Whatsapp e perguntei quantos grupos ela tinha. Ela disse que tinha cinco, mas que era exceção na escola dela, pois a grande maioria das amigas tinha muito, muito mais grupos.

Se o FB não entender que esta dinâmica é prejudicial para o andamento desta que é a maior Rede Social de hoje, muito provavelmente ela vai perder cada vez mais usuários, que hoje são o maior ativo da empresa.

2 comentários:

  1. a vida acontece no whatsapp agora! =D

    ResponderExcluir
  2. As redes sociais tomaram uma proporção tão grande que ninguém ainda entendeu realmente seu funcionamento, estamos em fase de testes, sem nenhuma afirmação concreta para onde estamos indo.....
    Na verdade acho que não vamos ter uma resposta tão cedo sobre o assunto mas devemos ir nos adaptando as mudanças e criando novas estratégias.

    ResponderExcluir