Sim, é isto que todo mundo procura: ser amado e reconhecido. E isto que sinalizamos nas redes sociais.
A estrutura das Timelines impede uma visão mais ampla, mas se pudéssemos enxergar os posts das pessoas num período mais amplo daria para ver as oscilações de humor com mais clareza.
(Na verdade dá para vermos isto, mas usando softwares específicos, fazemos isto na Joombo para nossos clientes).
Não há grande diferença do mundo real e do virtual neste sentido. O que há é uma grande arena virtual, um novo espaço público onde as pessoas desfilam e expõem seus sentimentos. Daí as pessoas darem "bom dia" ou "boa noite" nestes espaços, elas querem sinalizar algo para um grupo, não é para você especificamente, mas sim para um coletivo com quem ela se relaciona e que você circunstancialmente faz parte.
Existem algumas pessoas que não conseguem diferenciar a relação a dois e a relação com o coletivo, e jogam sentimentos e pensamentos a esmo, para todo o lado, parecem lavar roupa suja com tudo e todos. Mas estas pessoas geralmente fazem isto no mundo real também. E não estamos falando deste tipo de comportamento.
Pense comigo: O que faz com que uma pessoa avise que está gripada no Facebook? Por que ele vai até o centro da arena virtual e diz "gente, estou gripado e de cama"? Para não passar gripe pelo Facebook? :o)
Essencialmente este comportamento é um chamamento do grupo na sua direção. Mimimi virtual ativado, querendo colo virtual, querendo ser lambido pelos outros membros do meu grupo, quero aplacar a minha dor ou ser alentado pelos que me rodeiam.
Da mesma maneira acontece quando compro um carro novo e posto a foto dele no Facebook. O que quero? Ser admirado, respeitado, quero sinalizar algo como " Lembra do Alessandro, aquele do Uno Velho Caindo aos Pedaços? Agora ele é o Alessandro da Pajero Brilhante Nova".
" Ah, o Facebook não é isto... Na verdade ele é uma ferramenta de comunicação interessante, blablabla..." Desculpe, ele pode ser até isto, mas a maneira como as pessoas usam vai muito mais no sentido de sinalizar para seus bandos do que propriamente uma ferramenta racional de comunicação no mundo virtual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário