sábado, 4 de maio de 2013

O Efeito Vila Madalena: Sustentabilidade ou Consumo "Alternativo"?

Há uma bela hipocrisia no estilo de vida da maioria das pessoas "alternativas", "socialmente responsáveis", ou "orgânicas".  Chamo isto de "Efeito Vila Madalena".

Do ponto de vista cognitivo este fenômeno é simples de explicar. A maioria de pessoas têm um certo receio, ao entrar no mar, de ser atacado por um tubarão, certo?
Mesmo sabendo que as chances de morrer caindo um coco na cabeça delas, serão raras as vezes que você vai ver alguém olhando assombrado para um coqueiro, ou mesmo tendo pesadelo com eles.

Estas pessoas acreditam que o "capitalismo malvado" tenta a todo custo estabelecer um e apenas um estilo de vida, e elas buscam caminhos alternativos para se posicionarem perante este mundo. Como se dissessem "Eu não engoli o seu modelo de vida massificado! Sou autêntico e busco minhas verdades, e dentro delas não aceito produtos padronizados, quero respeitar o meio ambiente, quero um mundo melhor e mais saudável".

Aí o cara compra um carro novo a cada dois ou três anos (?), trabalha para multinacionais altamente poluentes (?), compra produtos tecnológicos como Iphones (?), etc. Mas quando pretende criar uma impressão social para si mesmo e para os outros, vai num restaurante vegetariano na Vila Madalena e anda de bicicleta no Ibirapuera. Final de semana vai para Juquehy tomar suco em caixinha e usar repelente.

Esta vida pseudo-alternativa -  já que de alternativa ela têm apenas um modo de consumo que determina que o cara está dentro de um nicho de gosto específico (e portanto precisa ser atendido pelas indústrias) - ganhou inúmeros adeptos nos últimos tempos.
Veja a Vila Madalena como referência. De bairro boêmio e improvisado se tornou num complexo de entretenimento e consumo semelhante a uma Disneylândia, que inclusive você pode morar dentro dela, se tiver alguns milhões de reais para pagar num apartamento onde fritará suas cenouras orgânicas na churrasqueira Wok produzida por escravos do terceiro mundo genuinamente certificados por alguém.

Quase quatrocentas pessoas morreram em Bangladesh dentro de um shopping construído de maneira ilegal que produzia peças de roupas para grandes lojas do Primeiro Mundo (leia meu post sobre o assunto clicando aqui). E o mais chocante é entrar no site destas gigantes e ver os belíssimos "Projetos Sociais" nos países emergentes. Conteúdos de cores vibrantes, de cultura exótica. Que não combinam com o buraco gigante que engoliu mais de três mil pessoas na semana anterior.

E foi isto que aconteceu semana passada, bem do lado do Feriado do Dia do Trabalho.
Não precisa dizer que o prédio gigante engolido em Bangladesh era de um líder do crime organizado daquele país, temido e conhecido mafioso, acima do bem e do mal naquele lugar, basta ver a matéria clicando aqui.

Você tem certeza que leva uma vida tão saudável e tão socialmente responsável como vende para os outros? Ou será que está na hora de parar com esta hipocrisia e enfrentar os problemas de frente, para efetivamente mudar alguma coisa, ao invés de consumir produtos que só te trazem status, coisa tão criticada por você mesmo e justificativa para que consuma este tipo de produto "alternativo"?





Nenhum comentário:

Postar um comentário