quinta-feira, 2 de maio de 2013

Você compraria um Cheiro Azul?

Imagino que seu cérebro racional diria: "Claro que eu não compraria! Azul é cor e não Cheiro!"

Mas um monte de gente está comprando. Descobri o absurdo num banheiro de um amigo. Quando olhei o spray estava lá,  e o aroma era ... Azul Coral.

Ninguém em sã consciência compraria um produto que pretende ter o cheiro de uma cor, mas a pergunta então é: Por que as pessoas compram?

Parte do Marketing é associar imagens a produtos, criando cenários que induzam o consumidor a ter uma experiência sensorial amplificada, associando algumas coisas a outras que não são óbvias na mente do consumidor. Um exemplo: Uma Cerveja pode gerar associações como alteração de consciência (vulgo bebedeira), bafo e falta de senso crítico. Nenhum destes itens é utilizado numa estratégia visando aumentar o volume de vendas. Por razões evidentes...
Há alguns itens que são reforçados na comunicação de uma marca de cerveja, como celebrações, reuniões de amigos e diversão. o que muito provavelmente vai acontecer quando beber cerveja, mas sempre é bom lembrar o consumidor destes fatores.
Mas outras coisas simplesmente são estímulos estranhos ao consumo do produto, como o aumento de sua possibilidade de encontrar uma bela fêmea e rolar um clima entre vocês. A chance disto não aumenta com o consumo de bebida, você não se tornará mais atraente para o sexo oposto ao beber. Mas 90% da comunicação de cervejas conecta uma coisa à outra.
E estranhamente você (do sexo masculino) acredita nisto, quer tanto acreditar que se auto-ilude. Ou é dominado por sentimentos que não tem controle como achava que tinha.

Estas imagens usadas pela publicidade são poderosas, que você não tem controle sobre elas. Não há nada de racional em vender um spray anti fedor com aroma Azul Coral. Inclusive Azul e Coral são coisas que associamos ao Mar, mas não associamos Coral à cor Azul imediatamente.
Porém... se juntarmos tudo... parece fazer algum sentido em nossas cabeças. Há um cenário construído pelos elementos, onde há natureza, praia, tranquilidade, mar. A imagem remete a um ambiente descontraído e de paz, onde nos sentimos a vontade, e de bem com a vida.
Mas usar um spray que encobre cheiros de animais, mofo (e outras coisas que fazemos no banheiro) não vai nos levar para este ambiente de paz que o produto pretende. Vai só disfarçar o mau cheiro, ou se misturar a ele num odor estranho.

Quantas vezes por dia você compra coisas induzido por este tipo de imagens? Por que compra este tipo de coisas? Já parou para pensar?
Ou você acha que é o marqueteiro que é malvado e está te induzindo a ser enganado, pobre consumidor? Você é totalmente manipulado o tempo todo, pelo mercado cruel? Como você é coitadinho. Ou não lê o que compra?

Na sua mente, lá no fundo, tudo parece fazer sentido, mas se parar e pensar um segundo, vai ver que está construindo um mundo ao seu redor beeeem estranho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário