domingo, 30 de junho de 2013

Para não dizer que não falei das flores


Saindo do supermercado Extra reparei numa estante com um monte de orquídeas. Mais de uma dúzia, todas murchas. Alguém da empresa achou que iriam vender nesta região e mandou, só que ninguém comprou.
Chamei o gerente e perguntei qual seria o destino delas, e ele me falou que ia tudo para o lixo, descarte.

- Já que vai para o lixo, você me dá as flores murchas? Posso pega-las e plantar nas árvores na praça em frente, e em breve elas brotam de novo.

- Então, a gente não pode fazer doação, eu tenho de descartar, são regras do Extra, disse o gerente.

- Vamos fazer o seguinte? Você descarta no sistema e me entrega. Eu só quero replantá-las, pois elas não morrem, apenas a flor murchou. E nossa praça vai ficar mais florida, o que acha?

- Preciso ver com meus superiores, disse o gerente.

Deixei meu cartão com telefone e pedi que ele entrasse em contato, que por favor não jogasse aquelas flores no lixo. Ele ficou de entrar em contato.

Mandou SMS, perguntando se eu podia passar lá no dia seguinte as 14h para retirar, eu disse que sim e no dia seguinte passei no supermercado, na hora combinada. Ele não estava. Deixei recado com o segurança e com dois caixas para que ele entrasse em contato comigo quando chegasse para eu ir retirar as flores.

Continuei a trabalhar, e no começo da noite ouvi da janela o barulho do caminhão do lixo. Me deu um estalo e corri para o supermercado para pegar as flores. Cheguei no exato momento em que o gerente terminava de colocar todas as flores dentro do caminhão, que esmagava os bulbos das orquídeas.

- Não tínhamos combinado de que eu ia buscar as flores? Falei para o gerente.

- O senhor não passou e tivemos de descartá-las, disse mecanicamente o gerente do Extra.

De que adianta todo este papo de Sustentabilidade das Corporações se os funcionários só querem "se livrar" dos problemas, ou seja, descartar caixas de orquídeas sem se preocupar com o destino delas? Mais do que isto, o que custa simplesmente "ceder" estas flores para alguém que só queria algo que não valia mais nada para ninguém, mas que para mim valia alguma coisa?

Às vezes acho que sou um ET neste mundo. Não só na hora em que um monte de flores é socada dentro de um caminhão de lixo, mas na hora que olho nos olhos dos funcionários e eles simplesmente não entendem a razão pela qual eu tentei salvar as flores.

Um comentário:

  1. Infelizmente existem pessoas que vivem mecanicamente e não pensam em nada e não tem a mesma sensibilidade que você.....
    abs

    ResponderExcluir