sábado, 20 de julho de 2013

O olfato é muito mais poderoso que imaginamos

Para quem ainda não tem contato com o Neuromarketing, o olfato pode parece um recurso secundário. Algo como "perfumar" a loja para deixar com um cheiro gostoso, ou outra coisa assim.
Nada mais errado do que pensar deste jeito. O olfato é um dos sentidos mais associados com a memória, e nossa memória só se consolida através de relevância emocional, ou de afeto. O que guardamos na memória? Coisas e informações que de alguma maneira se conectam a um sentimento.
Sendo assim, o olfato é um dos atalhos mais poderosos para ativar sentimentos nas pessoas.
Fiz durante um bom tempo experiências em minhas aulas de Marketing com alunos usando odores.
Num dos momentos da aula pedia para os alunos ficarem de olhos fechados e apresentava um cheiro muito conhecido para eles: O de Baunilha. E pedia para registrarem as lembranças e sentimentos associados a este cheiro.
Honestamente já vi gente chorar nesta hora. Como a Baunilha é utilizada em bolos e comidas que remetem à infância, muita gente se lembra de estar brincando no quintal e sentir o cheiro de bolo que a avó estava tirando do forno.

Num mundo repleto de cheiros, nossas memórias são ativadas e remetem a emoções variadas o tempo todo. É possível explorar mais estes aspectos dentro do Marketing, mas para isto é bom entender um pouco mais sobre o assunto. Recomendo, para começar, um pouco do Martin Lindstrom, existem alguns livros dele em português, fáceis de achar.

Fiz um pequeno vídeo sobre um dos aspectos do olfato, brincando um pouco com o uso excessivo de odorizadores no banheiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário