Groucho Marx, em uma de suas autobiografias, dizia que uma das estratégias que pretendia usar no lançamento do seu novo livro era incluir um Ovo Frito de brinde na compra. Aí as pessoas pensariam: O livro pode ser ruim, mas pelo menos vêm com um ovo frito... E este seria o estímulo para a compra.
Já repararam quanto o mercado de revistas femininas trabalha com o Marketing do Ovo Frito?
- Que revista é esta?
- Não sei, mas vem com um paninho colorido! Deve ser legal, vou comprar.
O brinde traz sempre uma sensação de benefício e diferenciação na hora da compra. Mas será que fideliza? Ou vicia? Será que da vez que não tiver o brinde a pessoa volta a comprar?
Uma das razões possíveis do brinde ser sedutor é uma característica de um grupo de pessoas de serem colecionadores. Colecionam coisas, gostam de acumular objetos (pode virar uma doença, mas não é disto que estou tratando). Este apego ao objeto foi tratado por Freud, ele dizia que ele começava quando criança. Alguns de nós teriam dificuldade em se desapegar das coisas mais simples, até mesmo quando íamos ao banheiro. Não queríamos perder nada, tudo precisava ser nosso.
O mercado percebeu esta característica. Podemos ver isto no universo de cacarecos e quinquilharias disponível para comprar em lojas de bugigangas, brinquedos para adultos (bonequinhos de personagens e legos em geral) e nos brindes de revistas femininas.
Funcionar funciona, é coisa do ser humano e coisa de nossa época, mas depois que começar a dar brindes se prepare, pois provavelmente não vai poder mais parar.
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