sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Sobre Privacidade no Mundo Digital


Pronto! Bastou o Fantástico fazer uma matéria sobre privacidade nas redes sociais que todo mundo ficou espantado! Deu para ouvir o coro de velhinhas horrorizadas na minha timeline.
O nome disto não é Ignorância, nem Manipulação (dos donos malvados das redes). O nome disto é Hipocrisia.
A base lógica para a existência das Redes Sociais não é a Comunicação entre pares, isto se chama telefone. Rede Social serve para bisbilhotar a vida dos outros (tem outras razões do ponto de vista evolutivo, mas fica para um próximo texto).
Sim, eu sei, você não age assim, claro, eu entendo. Você faz parte do grupo de pessoas intelectualizadas e sensíveis que usam o Facebook para salvar índios e combater a corrupção. E além disto também manda mensagens motivacionais, para melhorar o dia de seus contatos. Hummm...

Ninguém assume o Voyeurismo, grande sedutor do mundo digital, em especial das redes sociais. E ninguém quer saber, ou se faz de desentendido quando aparece a óbvia questão:

Se eu consigo enxergar as intimidades de todo mundo
Logo…
Todo mundo consegue enxergar minhas intimidades

O fascínio que temos pela figura do Hacker, do ponto de vista arquetípico, não está associada só a rebeldia "contra o sistema". O que nos encanta é sua invisibiidade, da mesma maneira que os grandes ícones sociais hoje são invisíveis, como o grupo Anonymous de ativismo digital ou o Banksy, maior grafiteiro da Inglaterra (talvez o maior artista vivo hoje no mundo).
Queríamos o manto da inviabilidade do Harry Potter, para podermos ver sem sermos vistos. Mas isto não é possível, portanto nos enganamos e fazemos de conta que estamos invisíveis, e quando alguém nos relembra de nossa visibilidade, ficamos indignados. Como a história de " O Rei está Nu"…

Nós que trabalhamos no universo digital temos ferramentas poderosas para identificar quem está onde, fazendo o que, tem interesse no que, e tudo mais. Um exemplo: Quando fazemos Links Patrocinados definimos localização, idade, gênero, tipo de navegação, horário… de uma maneira muito, muito precisa. Podemos focar uma campanha com precisão.

Mas com as redes sociais a coisa se tornou mais específica ainda. Quando fazemos campanhas no Facebook podemos segmentar de uma maneira tão absolutamente precisa que se você visse com certeza iria se juntar ao coro das velhinhas lamentando a perda da invisibilidade.
Quer ser invisível no mundo de hoje? Torne-se um super hacker, apague todos os dados relativos a sua pessoa das redes sociais e dos órgãos governamentais e vá morar numa ilha deserta. E não esqueça de desligar o Iphone, senão ele vai mandar para a Apple sua localização via satélite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário