quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quer um Troféu? É só comprar!

Quem é empresário já passou por isto: Do nada, alguém manda uma mensagem dizendo que sua empresa ganhou o Prêmio Empreendedor do Ano, ou Prêmio Inovação 2013. Basta entrar em contato para receber o troféu.
Te chamam inclusive para participar de uma solenidade, onde você vai subir no palco e vão tirar foto.
A primeira vez que recebi este tipo de convite fiquei envaidecido. Como, dentre milhares de agências de publicidade, tinham me encontrado, estudado meu portfólio, analisado o quão inovador eu tinha sido? Finalmente! A glória!

Aí você percebe que não mandaram a mensagem para o nome fantasia da empresa, mas sim para o que consta na CNPJ. Estranho... Aí vai percebendo que o texto parece meio genérico. Até perceber que na verdade o evento em questão é pago. Em suma, se você comprar cotas para o evento você ganha um troféu.

Há um lado dos negócios que é movido por vaidade. Faz parte, afinal de contas é necessário que meçamos empresas semelhantes e saibamos quais são as melhores. Uma das maneiras é colecionar troféus. Outra é colecionar clientes "de grife".

Conheço muita empresa que perde um bocado de dinheiro nesta exuberância, já que num determinado momento a briga pela plumagem é mais relevante do que o foco em resultados. Aí todo mundo se mata para conseguir se destacar, mas sem saber direito a razão.

Muitas concorrências de agência de publicidade se tornam inviáveis pois têm empresa que topa fazer qualquer coisa para ter um nome bonito na sua lista de clientes. Os caras trabalham de graça por uma grife. E as empresas "grife" sabem disto... Antigamente isto se chamava concorrência desleal, ou dumping, mas hoje parece meio padrão isto acontecer...

A indústria de premiações, que vai desde os eventos mixurucas até Cannes, sobrevive da intensa vontade das empresas se destacarem. O mercado já percebeu. E o índice de mortalidade das empresas criativas cresce a cada dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário