segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Venda mais com a Técnica do Contexto

Esta é uma boa dica para quem está querendo induzir a venda de um produto ou serviço. Bem ao estilo de Neuromarketing.
Tudo que observamos é comparado com outras coisas. Nunca uma pessoa consegue analisar algo sem comparar com outra coisa. Basta sabermos que conceitos como "caro" ou "barato" não são apenas subjetivos, mas também dependem de outra coisa para podermos comparar.

A comparação se faz a partir de coisas que são relativamente semelhantes. Não comparamos um tomate com um carro, comparamos um tomate com outro alimento. Soubemos que o tomate estava caro pelo fato de compararmos com os outros alimentos disponíveis na feira.

Fazemos estes tipos de comparação o tempo todo, e não controlamos este processo, é algo que nossa mente faz para contextualizar aquilo que observamos.

Dois exemplos práticos:

1 - Vendendo um produto

Como alguém pode tomar uma decisão sem ter um elemento comparativo? Esta é a estratégia do "terceiro elemento". Ele vai servir para ajudar o seu potencial cliente a tomar uma decisão, e comprar aquilo que você deseja vender.
Pegue três produtos semelhantes e os ofereça juntos. Um de alto preço e muito valor agregado. Outro, de baixo preço e baixo valor agregado. E um intermediário, com algumas qualidades do superior e preço um pouco inferior.
Esta técnica vai permitir vender o produto intermediário, já que o potencial cliente vai poder comparar as qualidades e valores, e vai acabar escolhendo o do meio.
Se você colocar apenas o mais caro e o mais barato, o potencial cliente não vai ter referências para decidir. Na verdade o mais caro e o mais barato servem para induzir a compra do de valor intermediário.

2 - Aumentando suas chances de se dar bem numa balada

Se você sair sozinho suas chances de se dar bem são muito pequenas, pela mesma razão do item 1. Suas potenciais interessadas não terão elemento comparativo para saber se você é atraente ou não.
A ideia aqui é que você saia com algum amigo que tenha um perfil semelhante ao seu, mas numa versão piorada. Isto vai aumentar em muito a chance de se dar bem. Óbvio que se seu amigo ou amiga descobrirem seu truque você talvez fique numa situação chata, portanto pense se realmente vale a pena o truque.
Mas se você aparecer na balada cercado de amigos (ou amigas) quase tão interessantes como você, mas um pouco menos atraentes, suas chances aumentam.

Por mais que sejamos seres racionais, temos características que não controlamos. A questão do contexto é uma delas.

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