quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sua Empresa é o que seu Estagiário sabe sobre ela

As mídias sociais tem tornado sem dúvida a plataforma mais poderosa dos meios de comunicação. Ela permite que as marcas atinjam diretamente seus clientes a qualquer hora e em qualquer lugar. E tem ajudado pequenas empresas a crescerem muito mais rápido que antes.
Esses meios de comunicação também levou a queda de várias empresas que não souberam utilizar a plataforma para o marketing empresarial desperdiçando tempo e dinheiro. Uma das hipóteses é que as empresas tem passado muito tempo em plataformas que seus clientes não usam e não tem gastado tempo suficiente para analisar os dados.

Vou citar cinco exemplos de como as empresas falham quando se trata de usar mídias sociais.

1. Sua personalidade social não é simpática.

Nem toda comunicação nas redes sociais precisa ser engraçada ou inteligente. Sobre mídias sociais sua marca deve ser acolhedora, divertida e mostrar que ela não é só um negócio. Mas conseguir manter se na mente do seu público. Se você está fornecendo-lhes uma ferramenta séria e vital para executar o seu negócio, você não deve estar compartilhando vídeos gato em seus canais.
Além disso, não misture crenças pessoais na mídia social com seu negócio. Não poste questões controversas que não fazem sentido para o seu negócio.

2. Você não está seguindo as leis de 'Karma Social'.

Se você quiser obter o valor de seus fãs e clientes você tem que dar-se valor em primeiro lugar. A maioria dos usuários de mídia social estão à procura de algumas coisas simples e satisfatória: conteúdo de entretenimento, informação ou participação digna que faz com que pareçam interessantes para seus próprios seguidores.
Se você puder fornecer-lhes as coisas que interessam a eles, você vai ganhar relevância que mais tarde leva a cliques, leads e conversões. Se não, você estará gritando para uma sala vazia e possivelmente prejudicará sua marca no processo.

3. Você não amarra vendas pelas redes sociais.

Um monte de empresas aprenderam da maneira mais difícil que a mídia social é essencial para o sucesso do marketing. O que normalmente acontece é que disponibilizar uma parte significativa do seu orçamento para as mídias sociais sem ter um plano para medir  o resultados e por conta disso consequentemente não consegue criar um retorno sobre o investimento.
O problema é que os usuários de mídias sociais NÃO se transformam em clientes só pelo fato de serem  fãs no Facebook ou seguidores do Twitter.


4. Você não mede o que importa.

Há uma abundância de métricas ligadas a mídias sociais. Esses números são muito importantes para gerenciar os dados de marketing.
Analytics é uma das ferramentas que usamos para acompanhar os esforços feitos nas mídias sociais para o seu negócio. Você precisa identificar os principais indicadores de desempenho que são específicos para sua empresa.
Por exemplo, o número de "Likes" em uma página do Facebook não é um grande indicador de performance. Você pode ter milhões de "Likes" em uma página, mas ninguém falando sobre isso. O melhor jeito de medir é a partir do engajamento.

5. Você acha que um estagiário pode gerenciar suas mídias sociais da sua empresa?

Apesar de repetidos desastres, as empresas continuam a confiar os seus meios de comunicação social para as pessoas que não são qualificadas. Estagiários podem ter experiência no uso de mídias sociais para si, mas a gestão e a presença de um negócio é algo completamente diferente. Inexperiência pode levar ao desastre.
Além disso, você não pode assumir que uma pessoa será capaz de lidar com tudo isso. Você precisa de alguém que entende como é a análise de dados para acompanhar seus resultados e refinar seus esforços. Você precisa de alguém que entende o público e saiba como engajá-los por meio de várias formas de mídia. Alem disso é necessário o conhecimento para amarrá-lo todos esses elementos juntos. Você pode considerar a contratação de um gerente de mídia social que pode delegar tarefas e responsabilidades, e pode supervisionar a imagem maior e produzir os melhores resultados.
Somente assim sua empresa estará atuando de forma profissional e de maneira com que as pessoas comentem e passem a diante os valores passados pelo seu negócio.

                                                                                                               Gilberto Grego - Synesthezik

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