domingo, 29 de setembro de 2013

Ad Words e Posts Patrocinados - O Fim da Cauda Longa?

Chris Anderson fez muito sucesso com o conceito de Cauda Longa: O mercado de nicho, se somado, é muito maior que o mercado mainstream. Beyoncé vende milhões, mas existem milhões de nanicos que geram juntos um monte de dinheiro. E devemos explorar as oportunidades deste mundo.

Mas...

A Internet, tal como está hoje, é um grande congestionamento de usuários indo na direção dos mesmos lugares. Se antes o Universo Digital era o nicho, e os canais offline a Beyoncé da história, hoje temos as novas Beyoncés dentro do Digital (antes foram os portais de conteúdo). E isto significa que quem investe em ações orientadas para mercados segmentados está diante de dois gigantes que aparentemente restringem cada vez mais ações de nicho.

Nunca me esqueço de quando descobri que o Google não tinha atendimento telefônico para anunciantes que investissem menos de R$ 100.000,00 mês em Links Patrocinados. Pequenas e médias empresas não destinam verbas deste montante para Ad Words. Só as grandes. O nicho, então, fica de fora, apesar do discurso e recursos pseudo-inclusivos.

Da mesma maneira o novo algoritmo do Facebook restringe sistematicamente o crescimento orgânico de uma página e dificulta ainda mais que seus posts patrocinados cheguem ao público interessado. E isto têm relação com aquele congestionamento de usuários que acabei de falar.
Conclusão? Só as gigantes e altos investimentos permitem um crescimento intenso de uma página.
Inclusive este novo algoritmo analisa a "relevância" de um post, o que, de acordo com os caras do FB, vai fazer com que Memes de Humor tendam a sumir de sua timeline. A pergunta que não quer calar é: Relevância para quem, FB? Para mim é que provavelmente não é.

Apesar de sabermos que o Digital é complexo e cheio de nuances, o pessoal de Marketing das empresas quer sempre "acertar de primeira", evitar correr riscos e dar tiros certeiros. Sendo assim, nada melhor que fazer Ad Words e Posts Patrocinados.

Mas com o custo cada vez mais alto dos Links do Google e com a restrição cada vez maior dos Posts no FB, para se obter resultados semelhantes aos do passado é necessário inovar nos canais. E esta transição de orientação de conteúdo e canais de diálogo traz riscos, análise profunda e intenso trabalho (afinal de contas, paga-se mais pelas Beyoncé mas o nível de questionamento das empresas diminui, afinal de contas, elas estão nas Beyoncés! Resultados? Podem ser mostrados montes de planilhas curiosas e o cliente talvez fique satisfeito).

Um bom contexto a ser explorado neste momento é o Tumblr e o Pinterest. Estava conversando ontem com minha filha de 17 anos e perguntei qual era a diferença entre o FB e o Tumblr. A resposta? "No FB as pessoas tentam postar coisas que pareçam ser verdade. No Tumblr todo mundo sabe que é ficção".
Quem tem um mínimo de noção de Storytelling sabe que o universo da ficção é poderoso para a construção de marcas e relacionamento com comunidades.

Pessoal da publicidade! Como vão seus trabalhos no Tumblr e no Pinterest? Na Joombo, minha agência, as pesquisas andam a passos largos...

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